Damos a receita pra você ficar igual a todo mundo!

Uma pequena revolução toma conta do design das emissoras de TV no Brasil. Primeiro a RedeTV, o SBT e agora a Record estão com alguma pequena coisa em comum com a Rede Globo. E é algo que você vê quase a todo instante! Adivinhe o que é?



Exatamente! As legendas! Que por obra e graça da RedeTV estão mais presentes do que nunca na programação da nossa kaidassa TV brasileira.

Tudo começou mais ou menos em 1992, quando o Fantástico começou a ficar com um tratamento gráfico impressionante, que chamava a atenção pela qualidade. A Rede Globo havia adquirido um gerador de caracteres que – hoje eu sei – trabalhava com fontes TrueType e tinha anti-aliasing (as letras não apareciam serrilhadas na tela, ainda que fosse difícil perceber isso). E as legendas eram exatamente dessa forma e com essa fonte, chamada de VAG Rounded, Vogue Rounded, Vagabond, sei lá, alguma coisa assim. Você pode obtê-la no site Fontes Grátis.

Em 2002 a RedeTV! trocou seu originalíssimo design por uma cópia meio mal-feita da Globo, e que continua assim até hoje. E agora em 2004, primeiro o SBT no Domingo Legal e agora a Record, em todos os programas, estão adotando exatamente esse mesmo visual, para tentar passar uma pequena ilusão, de que o telespectador “não” está assistindo a essas emissoras, enquanto está fazendo exatamente o contrário…



Ainda que as imitações não sejam fiéis. Desde 2001 a Rede Globo deixou de usar a fonte VAG Rounded e a trocou pela série Futura (ou Fujiyama, Futurist, etc.), mas a fonte ainda aparece nos programas que não são do jornalismo.

E o que eu, que as vezes imito a Globo nas minhas produções malucas de vídeo, posso notar é que eles não sabem imitar direito. As sombras, antes pesadíssimas (imagine a própria letra saindo do outro lado, mais ou menos esse comprimento) hoje são bem mais curtas (a sombra de um “I” tem a mesma largura dessa letra).



Eu disse que tudo começou em 1992 porquê antes disso, desde algum ponto dos anos 70 (me parece que durante a primeira versão da novela “Anjo Mau”) a Globo usava outra fonte arredondada que era uma coisa linda de se ver mesmo. Só que nenhum dos grandes font designers que estão aí (Bitstream, Esselte, FontFont, Emigre, etc.) fizeram uma versão TrueType dessa família tipográfica. Eu tive que fazer… É, eu mesmo! A fonte que você vê acima é a Rede Rounded, uma tentativa de reconstituir essa fonte que você pode obter também através do Fontes Grátis.

Agora você já sabe como imitar as legendas da Globo!

Essas telas que você viu são capturas via ‘print screen’ do programa TitleDeko Pro, para edição de imagens em PC não tem nada melhor. Por prosa, chega de hoje.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s