Unidas pela ABRA, RedeTV! e Band se pegam

O Jornal da TV, da RedeTV!, perdeu o ponto de exclamação e mudou de visual hoje, dia 13 de dezembro. Passou a ser feito em um cenário virtual, como o Leitura Dinâmica e Repórter Cidadão, entre outros. Só que a mudança de visual foi no mínimo curiosa.
Primeiro, os caracteres, alguém deve ter dado um “RESET” no equipamento, porquê a fonte-padrão passou a ser Arial. Uma escolha um tanto puebre, Arial é uma fonte que qualquer produtora de pequeno porte com computador utiliza (nas minhas produções eu prefiro fontes como Helvetica, a “Arial” da era pré-computadorizada). Mas o próximo ítem você vai entender.

O logotipo do Jornal da TV lembra muito o do Jornal da Band, com a fonte Eurostyle, Europa, Micrograma, algo assim (quadrada com cantos arredondados), já usada nesse telejornal, de vez em quando.
A RedeTV! já briga com a Bandeirantes no horário do Superpop (briga no qual eu sou mais a RedeTV, mesmo as vezes discordando frontalmente da Luciana Gimenez quanto a alguns assuntos. Já gostei muito mais do Gilberto Barros do que hoje em dia, sem falar que o som da Bandeirantes é péssimo.)
E pelo jeito a briga está se estendendo ao jornalismo… Uma briga que promete, embora as emissoras estejam separadas por cerca de 10 anos de tecnologia. Na Bandeirantes, todas as matérias são rodadas a partir de fitas Betacam SP, editadas em 10 ilhas de três máquinas, que aparecem no cenário do Jornal da Noite.
Já na RedeTV!, as matérias são editadas e exibidas a partir do hard disk de um ou mais computadores – que agora são Power Mac G6, que nem tem no Mackenzie (devido ao meu trabalho eu conheço como são as instalações de vídeo dessa universidade). Os Macs anteriores já travavam de vez em nunca, esses então, vix…

A briga é boa, e o telespectador hipotéticamente teria a ganhar… isso se eu não estivesse procurando emprego e raciocinando: a Band está presa e estagnada no Morumbi, em 2 estúdios eternos. Já a RedeTV! está fora de Sâo Paulo e tem espaço pra crescer – fora o lendário Galpão, digo, Estúdio D, da Vila Maluca, ainda tem o sempre em construção “Alphaville 2”, que diziam que teria um auditório para 1000 pessoas e que poderia também ser estúdio pra gravar novelas. Por isso que eu falo sempre, a RedeTV! é a rede de tevê que mais não me emprega no Brasiu iu iu iu! [ EDIT: Isso se Alphaville 2 e o estúdio da Vila Maluca não forem a mesma coisa! Em 2007 o local foi ressuscitado para um sorteio de automóveis via 0900.]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s