Flagra no Esport e Record! Emissora testa Closed Caption

Essa aconteceu na quinta-feira ou na sexta, mas só deu pra escrever hoje.
Estavamos assistindo o Esporte Record quando algo aconteceu… começou a aparecer texto no Closed Caption! A pessoa até que começou a acompanhar bem a narração de Carolina Soares, mas de repente começou a cometer alguns erros absurdos, deletou uma ou duas palavras, não conseguiu escrever sequer um termo de uso corrente no esporte, e depois escreveu dois quadradinhos brancos. E só!

O único programa com closed caption da Record é o Jornal da Record. E podemos dizer que enfim achamos um defeito nessa emissora, que tanto investe em câmeras Ikegami, switchers Grass Valley, sei lá (daqui a pouco eles regam o jardim com água Perrier) e transmite até os programas mais corriqueiros com som estéreo e as vezes até surround..
A Record tem dinheiro e estrutura de sobra (tem até um canal internacional que dá de 18 a zero no da Globo), mas não tem closed caption, como tem o SBT em praticamente todos os seus programas – inclusive nas novelas nacionais! O RATINHO tem Closed Caption, pra vocês terem uma idéia! Quando aposto que menos de 1% do público dele deva ter televisores que reconheçam essa tecnologia. Na verdade, é provável que o SBT tenha até mais Closed Caption em seu conteúdo original do que a própria Globo. No caso, é a modalidade em que as palavras são escritas ao vivo, através de estenografia (teclado de 12 teclas em que várias delas são pressionadas ao mesmo tempo para formar palavras com sons diferentes, é coi’ de loco!)
Aparentemente as emissoras, curiosamente, ainda não dominam aquele closed caption pré-gravado, onde as palavras aparecem todas de uma vez, algumas são em itálico, etc., algo que lembra mais a legendagem tradicional.

Quem sabe a Record esteja fazendo testes para finalmente estender o Closed Caption à toda a sua vasta programação original. Para quem necessita disso, vamos torcer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s