Nick at Nite: o canal brasileiro da desinformação

Ontem o Nickelodeon em seu bloco noturno de séries, o Nick at Nite, estava exibindo um seriado de TV de 1977 ou 78, pelo pouco que eu pude ver pelos algarismos romanos. O seriado era protagonizado por Robin Williams, e não era ruim não! Willams era um extraterrestre em forma humana que se metia em muitas confusões por ser ingênuo, e morava na casa de um empresário dono de uma loja de discos e instrumentos musicais. Williams, inclusive, era dublado por uma voz pouco ouvida ultimamente, Garcia Jr., que passou a dirigir dublagens mais do que atuar em frente aos microfones.
Só que… cadê o nome da série? Pois é, o Nickelodeon providenciou “vinhetas genéricas” para casos como esse, e até agora estou sem saber o nome da baghassa.

ENTÃO VÁ PESQUISAR NA INTERNET, SEU VAGABUNDO!
Segundo o site IMDB, possívelmente a série seria Mork & Mindy, de 1978 [PS: é!] – Mork é o nome do extraterrestre em forma humana que eu falei. A propósito, na série, Williams já usava e abusava de sua capacidade de fazer imitações. O personagem seria retomado depois, dentro de outro seriado: Happy Days, inédito no Brasil (mas que a música de abertura é sensacional, um dos melhores temas de seriados que eu já ouvi!) E em 1980, Williams faria seu primeiro papel que chamaria a atenção: Popeye, no filme do então desconhecido Robert Altman.
M&M é uma série gravada em película, e curiosamente tem todo aquele clima do SBT dos anos 80, não sei por quê. De repente poderia ter passado na emissora del Hombre del Baúl, junto com “O Homem que veio do céu”, “Boomer”, “Motolaser” e outros clássicos da emissora. Se é que não passou – na época, Sílvio já tinha a TVS canal 11 do Rio de Janeiro, que exibia um mesmo episódio de uma série quatro vezes por dia, entre outras excentricidades.
[EDIT e BUEMBA: Esta série NUNCA passou no Brasil, a ponto de a HrRrRrRede Glóbulo de Televisão até mesmo criar um clone desta, a série Super Bronco (1979), com Ronald Golias e Lisa Vieira, um programa do qual eu JAMAIS vi imagens! Por quê será?… Lembrando que o personagem era aquele tipo mesmo do Ronald Golias, também presente em Bronco (1987), A Praça é Nossa e Meu Cunhado (1998-2004). Só que como extraterrestre, coisa que ele nunca mais foi. Não sei se o acervo José Marques Neto cobre áreas tão remotas da história da humanidade, mas enfim… Os nossos leitores na Band devem estar chorando agora, eles que foram obrigados a gravar A Guerra dos Pintos (1999-2000) seguindo uma receita de bolo, em vez de fazer uma imitação livre como essa…]

A piada do título é que o canal 16 UHF de São Paulo, a TV Jovem Pan, inaugurada em 1990, tinha como slogan “O canal brasileiro da informação”. Mas em 1993, quando eles começavam a reprisar jogos de futsal gravados em 1991 pra preencher a programação, pensei que eles viraram o Canal Brasileiro da Embromação.
Depois de alguns problemas com a Justiça que eu não entendi muito bem, a emissora deixou de pertencer ao grupo Jovem Pan e passou a se chamar CBI, que significa exatamente Canal Brasileiro da Informação, isso até 2005, quando passou a se chamar MixTV, acompanhando o nome da rádio FM do grupo. A TV Record comprou em 1995 os equipamentos da antiga Jovem Pan, e inclusive passou a funcionar no prédio daquela emissora desde então até hoje, e a CBI passou a ser “mais uma” emissora com sede na Avenida Paulista, número 900 (além da MixTV, as redes NGT, Gazeta e TV Globo também funcionam ao todo ou em parte nesse prédio.)

EDIT: Mais desinformado, no entanto, fui eu: chamei a Nickelodeon de Boomerang na versão anterior deste poste. Obrigado ao sr. Nin Gen, pelo Tóquio. Valeu, gente…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s