Publicidade: Itaú plagia TAM com tapete vermelho!

Na campanha do Itaú, veiculada na televisão, um tapete vermelho se desenrola e percorre um longo percurso até terminar na casa de um cliente. Na campanha da TAM, para mídia impressa, a mesma coisa: um tapete vermelho percorre várias capitais do mundo.

Com um agravante: o tapete vermelho é marca registrada da TAM. Não “marca registrada” no sentido de ®, mas no sentido de que isso foi uma invenção do fundador da empresa, Rolim Amaro, que recepcionava os passageiros com um tapete vermelho. E mais: cada passageiro recebia um cartão de visita com o telefone pessoal dele! Nada de zerooitocentos ou coisa do tipo. Uma cortesia que, pelo visto, conquistou os clientes e fez a TAM ser a maior empresa aérea do país atualmente e superar até mesmo dois acidentes aéreos com vítimas fatais, ocorridos durante os anos 90.

O outro agravante é o slogan do tapete do Itaú: “O Itaú quer você”. Um tanto genérico demais, e diferente do slogan oficial do banco (“Feito para você”), o que dá mostras de que essa idéia poderia ter sido chupinhada ou algo assim… Pode ser um mero comentário de um publicitário frustrado, mas que é muita coincidência, isso é!!

E já não é de hoje que o Itaú me enche los pacovás. Em 1985, o Bradesco, banco do qual meus pais sempre foram clientes, iniciou os serviços de caixa eletrônico. Meses depois, o Itaú também inaugurou os seus. E eu tinha a ligeira impressão de que os caixas eletrônicos do Itaú eram bem melhores que os do Bradesco… @@@rghhh!! Os do Bradesco viviam saindo do ar…

Anúncios

Uma resposta para “Publicidade: Itaú plagia TAM com tapete vermelho!

  1. igor, o tapete do itaú não é vermelho, mas laranja. aliás, como tudo no itaú é laranja mesmo…
    o itaú destruiu sua identidade visual, com esse excesso de cítrico azedo! antes era muito bonito o contraste com o logotipo azul e amarelo, mas agora…
    o itaú já foi um marco no design, com as agências e caixas ultra-modernos… o banco 5 estrelas…
    e usavam também a fonte Helvetica, com simbologia semelhante à inventada para as olimpíadas de munique, salvo erro, que se tornaram referência mundial (daí vêm aqueles bonequinhos de uso corrente em banheiros e ônibus) e até hoje são usados no metrô de sao paulo!
    hoje, eles caíram na onda ridícula daquela fonte Humanst (acho que é essa, enfim você sabe do que estou falando!)
    abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s