Ah, esses microfones…

O blog O Baú do Sílvio mostrou com écscrusividade uma matéria que fala mais sobre um dos objetos mais vistos na TV: o microfone do Sílvio Santos!
Pegando carona, tem mais alguns que eu gostaria de recordar e em alguns casos, até tentar entender o sentido deles…

microfone.gifmicrofone2.gifPrimeiro, os longuíssimos microfones sem fio da Rede Globo dos anos 80, com a bola prateada ou preta, com o visual parecido com o do Shure SM-58, se isso não for da própria Shure. O SBT e a Record também tinham desses microfones, mas prateados e igualmente brilhantes, sei lá por quê – os fabricantes atualmente evitam que os microfones sejam assim, o acabamento sempre é fosco – e o comprimento excessivo para os padrões atuais permitia até que essas emissoras colocassem flags nos microfones (como se fosse microfone de repórter, mas com o cantor em um programa de auditório). Em uma das minhas produções para a Internet eu fiz isso: um personagem canta karaokê em um microfone desses, e com um flag da Salt Cover. Bem, alguém sabe que microphones seriam esses?…
Duas pessoas que você conhece também os usaram: foi o primeiro microfone que a Xuxa usou na Rede Globo, e alguém que deve conhecer em detalhes isso aí é o inenarrável Russo, que foi operador de som do Chacrinha, inclusive nos anos 80, no Teatro Fênix, coisa e tal. Eu me lembro que, na minha inphância, sempre que eu via uma lanterna Mag-Lite, daquelas que usam várias pilhas grandes (geralmente usadas por policiais, nos EUA), a minha primeira reação era brincar de microfone sem fio… e bem melhor que os microfones SM-57 com um cabo cortado, que os integrantes de boy bands e conjuntos usavam só de embromation…

Outro caso envolvendo microfones era o mistério dos microfones múltiplos! Não sei se vocês se recordam, mas antigamente, Cid Moreira, Celso Freitas e Sérgio Chapelin usavam, nitidamente, dois microfones de lapela. Chico Anysio notou e tirou sarro disso, e seu personagem Lobo Filho usava três!… Posteriormente foi desenvolvido um suporte que comportava dois microfones no mesmo clipe.
Bem, podemos pensar que os microfones, pequenos (em 1982, nem tanto) e frágeis, podem falhar, e isso não pode acontecer em um programa assistido por tanta gente, e que dá notícias tão importantes. microfoneduplo.gifMas e o que dizer de Glória Maria e pelo menos mais um repórter, que no carnaval de 1986 usaram algo tão indescritível e bizarro que eu tive que desenhar aqui… olha aí.
O microfone em si não é nenhum mistério, é o tradicional microfone ElectroVoice 635A, que é fabricado até hoje, e em TV só é menos usado que o SM58 (e no período paleozóico, eu brincava de repórter com o chuveirinho, porquê o formato era parecido…)
O que eu não consigo entender é por quê cargas d’água eram dois!! Isso mesmo, dois microfones, fixos por um paralelepípedo em vez de um cubo. O paralelepípedo era prateado e não tinha nenhuma marca, e esse conjunto bizarro era segurado por apenas um dos microfones. Nunca mais vi coisa parecida (nem em reprise, no Video Show) e sei lá porquê inventaram isso, que exigia o dobro de equipamentos, afinal, eram dois cabos para o repórter se enroscar neles, e a bem da verdade, os repórteres que usavam esse(s) microfone(s) não andavam… eles só entrevistavam pessoas, sempre no mesmo lugar.

Ah, esses microfones, viu… Ou melhor dizendo, ouviu

Anúncios

Uma resposta para “Ah, esses microfones…

  1. Igor, entrei na onda de desenhar microfones, hehehe
    vá ao obaudosilvio.blogspot.com e veja com seus próprios olhos!

    duvido vc adivinhar qual o “programa de ediçaó de imagens” que eu uso…

    abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s