Mais uma do Congresso… E não é aquela, agora é outra

Fora o famoso projeto de lei, sobre o qual eu discorro no blog principal, mais uma lei muito estranha acaba de ser aprovada pelo congresso (Comissão de Defesa do Consumidor): a restrição a publicidade para crianças de até 12 anos. É o poder legislatário em ação, assim como  estamos tendo, também, o poder judiciativo. Propagandas, a partir de agora, só para maiores de 12 anos. Detalhe: criança, agora, nem pode aparecer em comercial, mais! Sacanárre! Conheci três irmãos que ganharam uma bela grana nos anos 80 fazendo comerciais…

“Mas por quê a celeuma”, vocês perguntariam, “se você não tem 12 anos”? Sentem-se, meninos, sentem-se…

Há muitos anos eu tive a oportunidade de fazer um curso de animação, anunciado em um pequeno cartaz em uma loja de presentes, na qual entrei por acaso. A oportunidade era de realizar esse sonho, que eu acalentava desde um distante e até saudoso 1991.  O curso era ministrado por um animador chamado Washington. Sequer imaginava que haviam cursos desse tipo no Brasil. Eu poderia fazê-lo. Não o fiz porquê havia acabado de sair do colégio e precisava me dedicar à faculdade. Á @#@$% de faculdade, que só fiz um ano… Esse curso me faz falta até hoje… provavelmente, na pior das hipóteses, eu desenharia mais rápido. Encontrei cartazes semelhantes em 1996, mas eu fui igualmente fugaz.
E os principais clientes dos poucos animadores brasileiros eram o pessoal da publicidade. Que o diga o extenso currículo de José Márcio Nicolosi, atualmente nos estúdios Maurício de Sousa, talvez um dos DOIS ou TRÊS que estejam desenvolvendo animação que não para publicidade neste país, e que não seja para maiores de 18 anos.

Agora, dá a ligeira impressão de que se a Salt Cover como produtora de animação (ou uma versão um pouco mais engraçada da ANT) se concretizar algum dia, eu poderia ter 100% dos animadores de desenhos animados do Brasil à minha disposição, uma vez que eles não estariam fazendo mais nada… a não ser uma Turma da Mônica aqui e outra ali. E se eu mesmo hoje fosse um animador, no que dependesse do mercado infantil, eu estaria pherrated. Porca la miséria!

Deixe um comentário

