Sacanárre! Multiprogramação de TV Digital não é mais permitida no Brasil

Segundo inphorma Daniel Castro, da Pholha de São Paulo, o Ministério das Comunicações proibiu a multiprogramação de TV digital.
A única multiprogramação que eu conseguia ver atualmente era da TV Gazeta, que no “11-1” passava a programação normal, e no “11-2”, o BestShopTV. A MT-Não-Te-Ví e a TV Cultura tinham planos de fazer multiprogramação, com FizTV e telecursos durante o dia.

O motivo seria o seguinte:  no Brasil a TV tem horários ociosos, que são vendidos sem dó nem piedade para igrejas (no qual eu discordo) e televendas (concordo em gênero, número e grau). Se bem que eu acrescentaria falcatruas telefônicas como Hyper QI, Insomnia e assemelhados, e pessoal ainda tem a pachorra de descer a lenha nas coitadas das igrejas…
Essa capacidade ociosa faria os donos das emissoras simplesmente alugarem os 3 canais restantes e transmitirem em SD (standard definition, imagem como a de um DVD) só em um deles, ganhando dinheiro na maciota, com merchans 24 horas em três canais.

Só quero dizer que o Ministério das Comunicações se pherrou de azul, vermelho e branco. Enquanto vocês não fizerem um aporte de capital de 250 milhões de dólares para a NGT, Canal 21, CNT, TV Gazeta e RedeTV!, esses programas vão continuar tranquilamente no digital, e brevemente em alta definição. Talvez até invadindo emissoras como Band e SBT, que vivem na corda bamba. Quem viver verá, que não foi em vão.
[UPDATE: As emissoras não gostaram nada dessa história e reagiram unânimes contra essa história. O Ministério das Comunicações acabou fazendo uma meia-volta atrás e disse que vai regulamentar como poderá ser a multiprogramação das emissoras de televisão. Melhorou um pouco…]

Em tempo, assisto TV digital através do receptor Aiko HD-1018, maior que os meus vídeocassetes, mas que funciona. O chato é arrumar alguma antena interna que preste, já que você jogou todas elas fora quando assinou a TV à cabo…

Aproveitando a deixa: Tem uns comerciais rolando por aí, falando de “democracia digital”. A democracia de Hugo Chávez é mais democrática que isso aí!! E desta vez não falo da RCTV.
Alguém já avisou o pessoal que, fora não ter mais multiprogramação – que em tese, criaria novos “players” no mercado de comunicações sem serem das “nove famílias” (Frias, Marinho, Civita, Saad, Abravanel, Mesquita…), a TV digital ainda tem proteção anti cópias e anti gravação (exigências do mercado norte-americano) – que eu não duvido que provavelmente poderá ser usada de forma permanente e indiscriminadamente em todos os programas? É por essas e outras que eu ainda gravo o Pânico em VHS…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s