Agora eu som livre

Em sua inoxidável coluna, ontem, Flávio Ricco comentou que Xuxa saiu da Som Livre, depois de mais de 20 anos trabalhando nesta, e foi para a Sony/BMG. Nesta gravadora, é provável que Xuxa seja melhor aproveitada internacionalmente, além de poder retomar o projeto Só para Baixinhos.

Não curto lá muito as músicas desta artista (e isto desde quando eu tinha idade para tanto), mas acreditem, para toda regra há algumas exceciones, e tem uma música dela que eu gosto muito, a baladôncia América Geral. Culpa, claro, de Michael Sullivan e Paulo Massadas.

Vale lembrar duas coisas: Houve uma época, há não muito tempo atrás, onde Xuxa foi a ÚNICA artista contratada da Som Livre. O resto era tudo trilha de novelas! Dizia-se que a gravadora estava em decadência. Hoje em dia, algumas duplas de sertanejo universitário phaturam horrores e, quem diria, muito mais que Ms. Meneghel, no selo global, sendo para a Som Livre o que foi Pokémon para o Game Boy (tsgrila, mas em japonês não tem acento!!).  O cachê de shows de algumas dessas duplas já é igual ao de alguns artistas tops de linha do segmento, ou de alguns atletas pernas-de-pau de grandes times, mas aí já é outra história.

E a outra coisa é que… é meio emblemático isso. E, considerando tudo o que aconteceu, é incrível que eles ainda existam. Além de ser homônima daquele banco famoso por seus empréstimos, BMG significa Berliner Music Group.  Emile Berliner foi o cara que inventou os discos, que substituíram os cilindros inventados por Thomas Edison, e com outro engenheiro fundou a Victor, que mais tarde seria incorporada pela RCA.  Hoje, seus sucessores, ao lerem essas linhas, possivelmente se debulhem em lágrimas e praguejem contra os laborátorios Fraunhöfer, mas é melhor lerem direito a história: quando tudo isso começou, os discos eram gravaveis pelo usuário, sabiam ustedes?
Mas talvez eu esteja falando besteiras, porquê o site deles tem simplesmente o nome Sony Music – e só pus o link porquê o site não tem mensagens violentas amedrontando os possíveis compradores de seus produtos.

[UPDATE: Phlávio Ricco informa, um dia depois,  que acontecerá é o seguinte, a Som Livre continua distribuindo a obra video-discográfica já existente de la Juja, tudo o que vocês conhecem, CDs e DVDs, e novos trabalhos sairão pela Sony Music, entre eles um novo XSPB .
Só uma pergunta: Ricco foi diretor do programa Ferreira Netto. Teria sido ele a gritar “Chama o comercial, po@$%!” nos anos 80?… Esta é uma gaphe televisiva que os sites de vídeo andam nos devendo.]

Anúncios

Uma resposta para “Agora eu som livre

  1. Essa notícia me parece um tanto estranha, ainda não entendi bem.

    A Xuxa sempre fez seus lançamentos fora do Brasil pela RCA Victor (depois, RCA Ariola, BMG Ariola, Sony/BMG), como aquele famoso disco com a legenda “pronuncia-se Shoo-Sha”

    E também sempre teve trânsito fácil pela antiga Radio Corporation of America – Victor. O primeiro LP em que sua voz foi gravada saiu pela RCA (Clube da Criança, 1984), e ela participou dos 8 discos do Trem da Alegria, cast daquela gravadora.

    Em 1988, chegou a ser homenageada com um disco de ouro simbólico por Sullivan e Massadas (diretores/produtores da futura Sony) no palco do Xou da Xuxa, pelos serviços prestados à RCA.

    Portanto, as perguntas que não querem calar: o que a Shoo-Sha vai fazer na Sony? O que vai ser das músicas catalogadas na Som Livre (ou seria SIGLA- Sistema Globo de Gravações Audiovisuais, como era antigamente?) A Sony vai mandar tirar do EuTúbio todos os videos da Shoo-Sha?

    o jeito é esperar pra saber.

    > É verdade, a primeira experiência discográfica dela foi ainda na Rede Manchete, ela chegou a lançar um disco antes do “Xou”. Quanto aos vídeos, o site Sony Music está coalhado de videos-clips. Já já os della Juja vão pra lá, sei lá se deixando um rastro de lágrimas nas plagas youtubais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s