Para você que trabalha lá, mais do que rolou na HrRrRredetV!

Rapaz, e os colunistas de TV insistem que os funcionários da Pena Azul do Pavão (essa idéia ninguém teve ainda…) foram desconvidados de tudo o que a gente viu ontem! Então vamos lá com mais novidades da emissora que mais dá empregos para cameramen no Brasilsilsil:

RedeTV!i/ Reprodução

Três câmeras fixas giram junto com  a bancada do RedeTV! News, que estreou ontem mesmo desse jeito que vocês estão vendo aí. Mais cedo, Lula esteve nesse lugar, repleto de figurantes. Quando o telejornal foi ao ar de verdade, tive a impressão de só estar vendo jornalistas pra valer nessa imagem, com diploma ou sem… O telejornal local do Rio de Janeiro é feito desde 2004 com câmeras robotizadas no estúdio, mas essas aí, pelo tamanho do conjunto, parecem câmeras fixas mesmo. Ao menos o resultado no ar é agradável, não deixa a gente tonto como o SBT Brasil fase Ana Paula Padrão. A não ser pelo barulho de motor no fundo….
Desde as interrupções no TV Kids, notamos que os funcionários não convidados fizeram falta. As gafes estavam abundantes no ar, e eu, com DRT de diretor de imagens, aqui em casa… Sobrou até para Luciana Gimenez, chamada ao trabalho em um momento de lazer.
Durante a cerimônia de inauguração propriamente dita, também notamos que o pessoal não sabia bem o que fazer com as câmeras. Amaury Jr, a 20 metros do discursante, mal aparecia. Aliás, seu programa não vai ao ar hoje as 10 da noite, e sim um especial contando a história da emissora.
O mais interessante, no entanto, foi a revelação de que a emissora pretende, até o ano que vem, estrear 10 novos programas, provavelmente dando um chega pra lá nos horários alugados, para alegria de alguns críticos de televisão. Duvidamos, mas enfim, o que vale é a intencção.

(Duvidamos porquê Jacke Khouri, não sei como se escreve, é contada como “apresentadora da RedeTV!”, só que, o que ela apresenta na emissora é um programa caça-níqueis – o “Avanti Midia”, que aparece na grade da emissora, sucessor de Hyper QI e Insomnia, programa esse que eu até então jurava que era uma produção independente! )

Duas coisas me chamaram a atenção nos discursos dos sócios da emissora: uma pequena descrição de como começou a RedeTV! e das dificuldades enfrentadas desde 1999:

  • “Os que estão conosco desde o início desses 10 anos ainda se lembram das nossas instalações provisórias, dos camarins improvisados dentro de trailers, no corredor… do jornalismo tocando a campainha pra parar a obra, pra o jornal poder entrar ao vivo no ar (…) Me dá orgulho toda vez que sou parado nos corredores pelos funcionários, que com o rosto cheio de alegria e emoção me relembram essas histórias” – Amílcare Dallevo Jr.
  • “A história do Brasil é uma história de superação. (…) Essa é exatamente a história da RedeTV!. Nós tivemos aqui algumas fases. A primeira foi o seguinte: ‘Esses caras compraram [a emissora], mas não vão levar!’ Depois nós levamos. Aí: ‘Esses caras levaram, mas eles não vão botar no ar!’ Mas nós botamos no ar. Aí: ‘Esses caras vão botar no ar, mas não vão conseguir fazer programação, é muito caro, um absurdo…’ Aí nós conseguimos fazer a programação! Aí: ‘Esses caras fizeram  a programação, mas não vai dar audiência!’ E aí começou a dar audiência. Aí: ‘Deu audiência, os caras vão quebrar porquê os caras não venderam.’ E nós começamos a vender, vender, vender… 30% ao ano, de crescimento. Até que hoje em dia tá numa nova fase que os caras dizem assim: ‘Tem alguém por trás desses caras…'”
    – Marcelo de Carvalho

Antes de todos os discursos, em um vídeo especial, alguma coisa dos novos programas que poderão estrear na emissora. Estamos de olho! Quer dizer, de ponto de exclamação, olho é outro canal…
Operação de Risco (reality show policial nacional – produção independente ou da emissora?),
No Tanque dos Tubarões (reality show da Fremantle),
Three Rivers (série),
Seriado nacional a ser produzido pela emissora, ainda sem detalhes revelados,
Debates políticos (em 2010 tem eleicçães, não se esqueçam, é hora de tirar todos esses que estão aí e colocar sobrenomes inéditos lá, fora o pessoal do PPdoB…),
O Que Aconteceu? (jornalístico, tipo Globo Repórter, mas sem ararinhas azuis e coisas que tais),
O Último Passageiro (game show da Fremantle) ,
Mega Senha (idem – desconfio que Marcelo de Carvalho esteja doido para apresentar um destes dois programas) ,
Uefa 2010 e Série B 2010 (o phutebor de sempre, em HD)
desenhos (sem revelar maiores detalhes, porém sites já confirmam que Digimon vai para a RedeTV!.)

A propósito, parece que eles compraram também o Reason. Alguns sons das vinhetas eu reconheci logo de cara. E por enquanto, chega. Se eu tiver mais alguma inspiração depois do programa que vai passar hoje as 22h, eu coloco neste mesmo post.
_________________________________________
Perdi o que interessava, a parte inédita do começo. Depois foi uma mega-reprise do que eu mesmo já havia gravado. Repetido, inclusive, com os problemas técnicos que atingiram uma das câmeras, o pessoal nem tentou “salvar na edição”, fora a vinheta do bolo de aniversário, com um timing muito estranho, que eu até agora não entendi.

Na verdade, apesar das perspectivas que se vislumbram, como o crescimento da teledramaturgia e supostamente até um futuro espaço para animação nacional na televisão, este aniversário é visto com bons olhos possivelmente apenas por mim… senão, veja o que diz Fábio M. de A. Brito, o FabioTV, sobre este assunto.

E, para finalizar, sacanárre, meu! Pretendia fazer a minha primeira não-reportagem para este blog, indo ao bar em Pinheiros onde se reunirão ex-funcionários descontentes da RedeTV! (e não são os ex-Manchete, imagine se fossem eles também o que iria sair). Só que não vai dar, dammit! Pra vocês verem que eu não sou exatamente puxa saco dos maridos de Daniella Albuquerque e Luciana Gimenez!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s